• Poder do Clique

O que posso fazer para meu mindset em 7 dias?

Atualizado: Ago 4

Dica: não é uma “fórmula mágica”, mas você vai se surpreender com a simplicidade da atitude.


Você acha complicado demais aprimorar tudo o que está vivendo, sejam seus relacionamentos, sua vida no trabalho ou nas suas conquistas pessoais também?


Vive procurando uma ‘fórmula’ que te dirá o que fazer e, de repente, tudo ficará melhor?


Bom, não é fácil assim...


Mas, também não é tão complicado quanto pode achar.


Se houvesse uma fórmula mágica, de fato, esse material, conceito ou seja lá o que for, faria um sucesso mundial e todo mundo estaria falando a respeito, não?


Então, agora, você provavelmente estará se perguntando: “Se você está falando isso, como pode me ‘prometer’ ou me dizer que em uma semana apenas eu posso melhorar minha vida toda?”.


Bem, primeiro, eu não falei o quanto sua vida pode melhorar dentro desse período de 7 dias, mas, COM CERTEZA, a melhora pode ser feita, se você seguir muito do que está sendo dito aqui, com o decorrer do texto.





Vamos lá!


A questão que você deve ter em mente é, PROPRIAMENTE, o aspecto de MENTALIDADE! Ou, como chama a professora de psicologia, Carol S. Dweck, de ‘mindset’.


É disso que você precisa para melhorar sua vida. “Mas como assim? O que você quer dizer exatamente?”, você me pergunta.


Então, se você mudar o que é conhecido como ‘MINDSET’ (pode-se traduzir como um ‘modelo de mentalidade’), você muito provavelmente melhorará vários aspectos de sua vida.


Mas, para isso, hoje, precisamos identificar que tipo de mentalidade (ou ‘mindset’) você possui...


Há dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento.


No primeiro, a pessoa acredita que talento, dom e habilidades não possam ser desenvolvidos, você já nasce com eles, e pronto.


Já no segundo, independentemente do quão bom ou ruim você seja em algo, a sua qualidade pode ser sempre aprimorada, tudo sendo mais questão do quanto você pratica e treina para melhorar tal competência.


Bom, então defina como você se caracteriza hoje de maneira mais similar:


  • Como uma pessoa que constantemente procura desenvolvimento, ou como alguém que já detém tudo de que precisa para ser bem-sucedido em qualquer área?

  • Como alguém que precisa tomar uma atitude, de fato, para mudar ou melhorar algo, ou como uma pessoa que precisa ter ‘melhor sorte’ para se dar bem na vida?

  • Como um indivíduo que se vê como protagonista de sua própria vida, ou como alguém que as situações acontecem contigo, sem você mesmo ter muito controle sobre isso?





Já conseguiu sacar a diferença entre uma opção e outra nessas perguntas anteriores?


Qual delas você acha que mais te ajuda a ter controle do que você faz bem ou mal no seu dia a dia: aquela que você precisa fazer algo a respeito para causar mudança (mindset de crescimento), ou aquela em que você depende de ‘outros’ para ir bem ou mal em algo (mindset fixo)?


A resposta pode parecer óbvia, mas, para que não haja dúvida: VOCÊ PRECISA TOMAR SUAS PRÓPRIAS (NOVAS) ATITUDES, para que mude os aspectos que deseja da sua vida.


E como faz isso?


Ajuste sua mentalidade para que tudo isso aconteça. Identificado a mentalidade que tem, esse é o segundo passo para que melhore constantemente.


Por exemplo, se eu quero ir bem em algum curso ou em alguma área que gosto, eu devo ajustar minha mentalidade, de modo que eu encontre opções para me divertir enquanto aprendo e me desenvolvo em determinada competência ou habilidade nova.


Logo, se eu desejo ser muito bom em futebol, tenho que buscar, dia após dia, modos de treino, para que eu chute melhor, passe melhor e até marque melhor.


Permanecendo no mundo do futebol, exemplos temos aos montes. Aqueles bem próximos de nós, hoje em dia, são Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.


Já se perguntou por que esses jogadores, além de possuírem um talento absurdo, conquistam tantos títulos e números impressionantes com uma longevidade tão grande?


A questão deles e de muitos outros, estando no esporte ou não, está na mentalidade que possuem. Gostam do que fazem e buscam se aprimorar constantemente, mesmo já tendo muitos troféus.


Agora, se eu ambiciono muito ter conhecimento profundo em algum assunto, devo pesquisar em vários lugares que tratam dele, para que eu me desenvolva.


E assim se segue em qualquer outro aspecto de sua vida.





Se desejo ter relacionamentos melhores, com amigos, família, namorados e namoradas, e maridos e esposas, tenho que buscar aprender sobre eles.


Como eles agem, por que eles agem de tal forma, e coisas do tipo.


E como faz isso?


Conversando com essas pessoas é um modo. O diálogo, com educação e respeito, é frequentemente um ótimo caminho para que se evite desentendimentos e, assim, se obtenha um relacionamento melhor.


Outra boa forma é procurar saber com pessoas, autores e profissionais da área de psicologia sobre como funcionam os relacionamentos e o que pode ser feito para melhorá-los.


O que está em jogo então, é que você tem que ajustar sua mente para que tudo na sua vida possa ser, de fato, melhorado, principalmente diante de suas próprias atitudes e de seus comportamentos.


Vá de mente aberta e adote uma mentalidade de crescimento, procurando desfrutar desses momentos de constante aprendizado e desenvolvimento. Faça isso por 7 dias e veja o que acontece.


Se estiver dando certo, continue!


Conclusão


O ponto principal mesmo é mudar/ajustar sua mentalidade para uma busca constante de desenvolvimento.


Não deixe o mindset fixo prevalecer e adote muito mais o mindset de crescimento em relação às coisas. Procure saber mais sobre o que deseja, e de modo que se divirta enquanto faz isso.


Assim, você não vai querer parar de se desenvolver. Principalmente, em aspectos e áreas que você já possui interesse e curte. Faça isso durante toda sua vida e veja ela mudar, cada vez mais, para melhor!


Qual o principal fator que você deseja mudar para melhor na sua vida? Comente, e vamos conversar!


#PoderdoClique #Mindset

33 visualizações

                                                        © 2020 por Poder do Clique.

ACOMPANHE-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram