• Poder do Clique

Por que LER vai mudar sua vida?

Atualizado: Ago 16



Neste momento, já de cara, sim, você deve estar pensando que esse é apenas mais um texto que fala que ler livros é importante, mesmo você não acreditando nisso.


Você talvez pense que ler pode ser apenas um hobby ou uma mera obrigação ditada como essencial para passar em vestibulares e exames.


Mas você está enganado!


Este artigo vai te mostrar que ler vai muito além disso e derrubar os paradigmas criados para termos uma visão de apenas uma parcela do todo.


Duvida? Então, fique até o final e desfrute da leitura.


Desculpas que inventamos


Você sabia que a média de livros que uma pessoa, no Brasil, lê por ano é de APENAS 2? Pois é, é bem pouco para a quantidade de habitantes que o país possui, que já passa dos 209 milhões.


Mas qual seria o motivo de as pessoas não lerem e terem esse hábito? Seria por falta de dinheiro? Hoje, o país tem dois dispositivos digitais por habitante, mesmo sendo considerado ainda um país de maioria pobre - financeiramente.


Seria por falta de tempo? Uma pessoa passa por volta de 19 horas semanais consumindo vídeos no Youtube.


Não têm paciência? Não gostam? Aliás, um estudo mostra que por volta de 70% dos brasileiros não gostam de seu trabalho e são estressados por conta do mesmo, isto é, são infelizes com a sua escolha.


Além de tudo isso, aprendemos desde a infância que ler nos fará passar em provas, exames, simulados, como se fosse uma recompensa, uma troca, uma negociação.


Assim, vemos a leitura como uma tarefa obrigatória e que não é divertida, pois além de tudo, não somos nós que temos o poder de escolha sobre o que vamos ler.





Seja qual for o motivo delas e o seu de ainda não possuir esse hábito, se você está lendo este artigo, é porque quer mudar a sua vida. Portanto, podemos dizer que “o gigante acordou!”, certo?


Antes de começarmos a falar sobre a importância de ler livros e por que isso vai mudar a sua vida, é essencial destacarmos aqui que não se trata apenas da quantidade de livros que você lê que te fará alavancar, seja na sua vida pessoal ou profissional.


Você quer aprender, se desenvolver, ter uma mente mais aberta, ter mais conhecimento...Por isso, eu já te aviso:


Não leia só por ler!


A leitura é importante, sim, mas a quantidade neste caso não resulta em qualidade necessariamente.


Com isso em mente, vou aproveitar e já te dar algumas informações e dicas importantes sobre como essa prática deve ser iniciada sem que você a perca em poucos dias de tentativa.


Dicas para começar


Bom, assim como um músculo, para você crescer, precisa começar aos poucos. O que eu quero dizer com isso é que se você está começando a fazer academia, não é correto e saudável já colocar a carga mais pesada e fazer o exercício.


Primeiro, o movimento não sairá correto. A postura provavelmente estará errada e, por último, você acabará tendo alguma lesão ao não ter a instrução e orientação necessárias para percorrer a caminhada corretamente.


Portanto, recomendo, primeiramente, que reserve algum tempo do seu dia para praticar, seja 10, 15 ou 20 minutos dele e APENAS comece.


Se, ao decorrer da leitura, conseguir ler mais e continuar mantendo o foco e entendendo o que estiver lendo, pode seguir.


É importante também se planejar, pois apenas colocar na sua cabeça que em algum momento do seu dia você vai reservar para a leitura, mas não definir um horário ou período específico e padrão, é provável que você vai procrastinar, pelo menos nos primeiros dias.


Terceiro, no início, ainda é importante escolher assuntos nos quais gosta e gostaria de saber e entender mais. Isso será mais simples e te fará manter o foco.


Existem diversas dicas que ainda poderiam ser dadas, mas nenhuma delas adianta eu escrever aqui se você não começar. Logo, COMECE!


Neste momento, talvez você já tenha se perguntado: “Ok, mas como a leitura vai mudar a minha vida?”


Ignorância traz o caos, não o conhecimento.


Benefícios da Leitura


A leitura não é apenas uma simples prática que faz passar o tempo. Não, ela é muito mais do que isso. Ela te faz ter um tempo consigo mesmo, levando novas informações, perspectivas diferentes, aprendizagens, histórias de sucesso e fracasso.


Você pode aprender com os erros e acertos de outras pessoas. “Ouvir” opiniões, histórias, experiências diferentes em situações diferentes e aprender com elas, abrindo a sua mente e a sua criatividade para escrever, falar e se expressar em uma conversa com um amigo ou em alguma atividade da sua profissão.


Inclusive, você sabia que um dos tipos de livros favorito de Warren Buffett, Bill Gates e Elon Musk, é de biografia de outras pessoas? Pois, justamente, nesses livros, são mostradas as histórias das pessoas e como elas se superaram e fizeram uma grande diferença em seu mundo.





Bom, o acervo de possibilidades e vantagens de ter esse hábito vai além do que você pode imaginar!


E lembre-se, o autor ou autora do livro levou meses, anos e talvez décadas para escrever e fazer um livro em que achasse de excelente qualidade e que pudesse mudar a vida de outras pessoas.


Portanto, temos em mãos de maneira simples e fácil todo o conhecimento que uma pessoa pensou e se dedicou durante uma vida para expor e, assim, pudéssemos usufruir de alguma forma (boa) que nos levasse a aprendizagem, conhecimento e informação sobre o assunto.


Sendo assim, valorize isso também!


Ponto-chave e + valioso da leitura


Mais do que ler, você precisa compreender o livro. Como assim?


Somente por meio do real entendimento do que se está lendo, é que chegamos ao objetivo de manter corretamente o hábito da leitura.


Você precisa internalizar pedaços-chave de conhecimento e informação em seu “ethos”. Ou seja, realmente absorvê-los e torná-los parte de você em vez de entrar por um ouvido e sair pelo outro.





Não é sobre ler palavras, o segredo está em implementar o conhecimento que você ganhou do livro internamente em você e então direcionar esse conhecimento em passos acionáveis que equalizam a resultados em sua vida.


Por isso, deixo aqui os passos mais poderosos para fazer com que você se desenvolva como pessoa e profissional sempre tendo em mente o desenvolvimento e a humildade de estar constantemente aprendendo.


Leia


Reflita


Entenda


Absorva/Internalize


Sinta


Aja (tendo constância)


Tenha resultados

Seguindo do modo certo...


Este artigo já te mostrou muitos pontos cruciais sobre a leitura, entre eles estão: o por que você tem que parar de procrastinar e começar a ler; dicas e informações importantes sobre como começar da forma correta o hábito da leitura; e os benefícios que “todo mundo” sabe, mas poucos seguem.


Com isso, agora, neste fechamento de ideia, quero frisar realmente o mais importante de todo o texto que você deve saber para mudar a sua vida com a leitura.


Aproveite o processo!


Nós, eu e você, e muitas outras pessoas, achamos ou já pensamos até um certo ponto em nossas vidas que a felicidade se trata apenas do resultado, abordamos o final como principal. Ou seja, ficar rico, ser o melhor em algo, ter mais seguidor em alguma mídia social.


Mas estamos enganados. A jornada, o processo, o desenvolvimento é o que vale a pena. E a leitura está neste caminho e tipo de mentalidade.


Por tudo o que falamos e conversamos aqui, pense agora: quanto o conhecimento vale para você?


Um livro é muito mais barato que um celular que só é utilizado para ver vídeos de entretenimento e distração.


Não estou dizendo que também não são importantes, mas a jornada é muito maior que isso.


Está em nossas conquistas, desafios superados, relacionamentos bons. E os conhecimentos e informações que os livros geram para nos ajudar em todos esses pontos são enormes.


Por isso, valorize o conhecimento e o hábito de ler, pois isso com certeza vai mudar o seu mindset, consequentemente seus sentimentos (inteligência emocional), levando a ações – com constância - e trazendo resultados.


#PoderdoClique #DesenvolvimentoPessoal #Leitura

17 visualizações

                                                        © 2020 por Poder do Clique.

ACOMPANHE-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram