• Poder do Clique

Quão adaptável você é?

Atualizado: Set 1

Calma. Não vou discutir, aqui, a Teoria de Darwin, mas, sim, como nós nos adequamos a determinadas situações inesperadas, que sequer chegávamos a imaginar antes, durante grande parte de nossas vidas. Pois bem. Algumas pessoas pensam e se questionam (eu, incluso) se o fato de se adaptar a novas realidades quer dizer que, necessariamente, você está adotando e aceitando comportamentos que são 'contra' seus princípios de até então. Mas isso se torna um equívoco se, a partir dessa reflexão, concluirmos que estamos perdendo nossa identidade, por exemplo!


Você estar aberto para um novo contexto e se inserir neles tem mais a agregar diferentes cenários, para que você possa fazer uma nova interpretação sobre o que julga como suas 'concepções' (ou algo assim) do que o contrário. O que eu quero mostrar é: essa abertura e inserção sobre situações em que você não se enxergava antes têm muito mais algo positivo a dizer sobre você mesmo do que algo que vá na contramão disso.


Essa nossa abertura, mais comum em uns e menos em outros, acontece porque frequentemente nos sentimos e permanecemos incomodados em ficar por muito tempo na zona de conforto, ou seja, com aquele 'ficar parado e estagnado' mais do que estamos acostumados. Então, nos abrirmos para uma oportunidade diferente e que pode se tornar muito interessante acaba sendo bastante motivador e reconfortante.


Porém, quando nos enxergamos diante desses momentos, vai de cada um refletir, analisar e se adaptar, trazendo um novo olhar próprio do que se tem de mundo e do seu 'eu'. De um modo ou de outro, o que temos de ter em mente, também, é que esse novo olhar não é e nem vai ser sinônimo de que perdemos, ou estamos perdendo, nossa identidade, mas, sim, que isso entra como parte dela, na verdade.


Neste meio-tempo, além da autocobrança que fazemos perante essas situações, isso é, internamente, também podem surgir muitas críticas externas. Por exemplo, para acontecer de pessoas chegarem e quererem mostrar que você está 'errado', indo contra o que se diz (ou se dizia), ou o quão '''hipócrita''' você é se comportando dessa nova forma, pode chover de monte... E, realmente, esses indivíduos se sentem incomodados em ver alguém querendo e crescendo ao mesmo tempo, enquanto eles estão muito distantes disso.


Mas não podemos nos ater e ficar presos a isso, não! Ainda mais em momentos assim, devemos tomar uma atitude bem importante em nossas vidas. Como: refletirmos e, muito provavelmente, nos distanciarmos ou tirarmos essa galera de perto de nossa rotina. Continuemos nos adaptando, fazendo nossa autocrítica e renovando nossas perspectivas. Assim, seguimos crescendo mais e mais, além de deixarmos para trás pessoas e situações que, uma vez, nos puxaram para baixo ou nos mantiveram imóveis.


NOTA: Este texto foi originalmente escrito por Fábio Reis em seu LinkedIn. Para conferir por lá, acesse: https://bit.ly/quão-adaptável-você-é-linkedin.


#PoderdoClique #Reflexões

25 visualizações

                                                        © 2020 por Poder do Clique.

ACOMPANHE-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram